Quem nunca pensou um dia ter o carro dos sonhos, ou uma casa grande com uma piscina não é mesmo? Acontece que nem todas as pessoas nasceram em berço de ouro e nem nasceram “herdeiras”. Maior parte da população acorda cedo, pegam o busão e viajam 2 horas até o trabalho, ao terminarem voltam para casa, dormem e no outro dia a mesma rotina.
O famoso livro “Pai rico e Pai pobre” de Robert Kiyosaki descreve toda essa rotina como a “Corrida dos ratos”. As pessoas trabalham para ganhar dinheiro, pagam contas, ficam sem dinheiro e novamente trabalham, tudo isso para enriquecer e realizar sonhos de outras pessoas. Óbvio, não há nenhum problema em vender seu tempo para alguém, mas imagina passar 30 anos da sua vida fazendo a mesma coisa pra quando estiver quase no final da sua vida se aposentar sem realizar nada em sua vida, e ainda ganhando um salário mínimo.
Mas, como sair disso? Como dar um passo e ser diferente da maioria? Vamos aos 5 pilares que vão deixar você rico, e para isso realizar-se só depende de você!
1º Pilar – Mentalidade
Acredite ou não, ter uma mentalidade totalmente voltado para a riqueza é uma das chaves para obtê-la. Leia livros sobre riqueza, há vários livros como próprio “Pai Rico e Pai Pobre” dentre muitos outros. Cerque-se de pessoas com a mesma mentalidade que a sua, afaste-se de pessoas pessimistas e negativas que coloquem para baixo tudo o que você faz e conquista.
Uma mentalidade voltada para a riqueza envolve a crença no próprio potencial de alcançar o sucesso financeiro. Isso significa acreditar que é possível superar desafios, aprender e crescer financeiramente ao longo do tempo.
Ter uma mente rica incentiva a busca por oportunidades em vez de se concentrar nos obstáculos. As pessoas com essa mentalidade estão abertas a identificar e aproveitar as oportunidades de investimento, empreendedorismo e crescimento financeiro. Elas tendem a adotar práticas financeiras saudáveis, como poupar regularmente, investir de forma estratégica e viver conforme o padrão de seus ganhos.
2º Pilar – Desejo e Persistência
Vou lhes contar uma breve história de um homem chamado Henry Ford, cujo nome é bem famoso, fundador da Ford Motor Company e o primeiro empresário a produzir em massa automóveis em menos tempo e a um menor custo.
Quando Henry Ford decidiu produzir seu famoso motor V-8, optou por construir um motor com oito cilindros montados em um único bloco. Ford instruiu seus engenheiros a projetar o motor. O projeto foi feito, mas todos os engenheiros concordaram que era simplesmente impossível montar um bloco de motor de oito cilindros em uma única peça. Ford disse: “Produzam assim mesmo”.
“Mas”, eles responderam, “é impossível!”. “Façam”, Ford ordenou, “e continuem trabalhando até conseguirem. Não interessa o tempo necessário.”
Os engenheiros se dedicaram ao trabalho. Seis meses se passaram. Nada aconteceu. Mais seis meses se passaram, e ainda nada. Os engenheiros tentaram todos os planos concebíveis para cumprir a ordem, mas o projeto parecia estar fora de questão. “Impossível!“
No fim do ano, Ford voltou a conversar com seus engenheiros, e de novo eles disseram que não haviam encontrado um jeito de cumprir suas ordens.
“Continuem”, disse Ford. “Eu quero e vou ter.” Eles continuaram, e então, como que por um passe de mágica, o segredo foi descoberto.
A determinação de Ford havia vencido! Veja que, por um desejo e por sua persistência, Ford conseguiu realizar o que tanto almejou. Quando realmente você tiver o desejo ardente pela riqueza em seu coração, seu cérebro automaticamente lhe trará ideias de como alcança-la, e o mais importante, persista até obtê-la.
3º Pilar – Pague suas dívidas
Um dos pontos importantes antes de começar a construir sua riqueza é pagar suas dívidas. A dica é, pegue 10% do seu salário e quite ou amortize alguma dívida. Quitar suas dívidas é um ponto importante pois você terá mais flexibilidade para lidar com imprevistos ou oportunidades financeiras. Você pode começar a poupar, investir ou direcionar seu dinheiro para metas mais significativas.
A questão de quitar as dívidas antes de investir, é que com as dívidas quitadas o dinheiro que você usaria para pagá-las, agora pode ser redirecionado para construir seu patrimônio, seja por meio de investimentos, compra de imóveis ou outras formas de acumulação de riqueza. Poupe seu dinheiro, não gaste mais do que ganha, corte gastos desnecessários e você verá aos poucos suas dívidas desaparecendo.
4º Pilar – Reserva de Emergência
Umas das coisas a se pensar sobre reserva de emergência é o seguinte: “Se eu fosse demitido hoje, por quanto tempo eu conseguiria me manter sem ter meu emprego?”. Quando pensamos dessa forma vemos a necessidade de termos um dinheiro guardado para casos especiais. O que acontece com a maioria das pessoas é que elas não têm nenhum dinheiro guardado para casos de emergência, quando o pneu do carro estoura elas tiram de onde não têm, parcelam o valor em 12 vezes e acabam ficando ainda mais endividadas.
Mas como começar a montar essa reserva? O ideal é guardar um valor que possa sustentar você por no mínimo 6 meses. Ponha no papel todos os seus gastos indispensáveis no mês, água, luz, internet, supermercado e etc…E então multiplique esse valor total por seis. Supondo que seu gasto no mês seja 2mil reais, você precisa ter guardado 12mil reais. Lembrando que esse valor você não poderá retirar, você só poderá mexer nesse valor caso seja algo de emergência como, caso de desemprego, casos de saúde, defeito no seu veículo e assim por diante.
Onde guardar a sua reserva? Você pode colocar em uma poupança, ou até mesmo em um CDB com liquidez diária rendendo 100% o CDI. O ideal é você colocar em investimentos de renda fixa com liquidez diária pois caso você necessite do dinheiro, poderá resgatar e ter o valor na sua conta no mesmo instante.
5º Pilar – Invista seu dinheiro
Finalmente, esse é o pilar que deixará você rico, investir o seu dinheiro. Voltando ao livro Pai Rico e Pai Pobre, Robert fala sobre ativos e passivos, resumindo, ativos é o que deixará você rico e passivos é o que deixará você “pobre”, endividado. Por exemplo, passivos são: carro, casa, roupas, tv por assinatura, ou seja, tudo aquilo que trará despesas para você. Imagine um carro, você terá de pagar financiamento, manutenção, gasolina, em outras palavras: são despesas. Já ativos são: ações, títulos, fundos imobiliários, rendas de imóveis alugados por você, tudo que traz dinheiro, tudo que faz o seu dinheiro trabalhar para você são ativos.
A dica é deixar sempre sua coluna de ativos maiores que passivos. Fazendo tudo isso, a longo prazo você verá a riqueza batendo em sua porta. Tire uma parte do seu salário, não importa se é mil ou cem reais, pegue uma parte e comece investindo em alguma ação, fundos imobiliários, tesouro direto e etc…E deixe seu o dinheiro rendendo.
Se o mundo dos investimentos é novo para você, no Youtube há muitos canais ensinando sobre investimentos, canais famosos como: O Primo Rico, Primo Pobre, GêmeosInvestem, dentre muitos outros. Em breve traremos conteúdo sobre investimento em nosso site.
Concluindo, seguindo esses passos, estudando, mudando seu mindset, a cada dia você verá sua vida financeira indo da água para o vinho. Pode parecer impossível mas cada passo na sua vida dependerá somente de você. Pense positivo, tenha persistência em seus sonhos, que assim como Henry Ford, você conquistará o que sempre sonhou.